Pular para o conteúdo
Início » Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual

O logotipo é a representação gráfica da marca, a base de uma identidade visual utilizada pela Cervejaria Macumba em sua comunicação com o mercado e a sociedade.

O logotipo é a representação gráfica da marca, a base de uma identidade visual utilizada pela Cervejaria Macumba em sua comunicação com o mercado e a sociedade.


Criação: André Shuravel Berger.

Caveira com dois tridentes, um reto e um curvo. Arte realizada com nanquim e cotonete. A marca conta com variações estilizadas, conforme abaixo.

A versão original, feita a mão com nanquim e cotonete é a primeira. Figura dois, no entanto, é o logo adotado pela cervejaria, acompanhadas das variações estilizadas representadas pelas duas últimas figuras. Prioritariamente deve-se optar pelo logo, sendo as versões estilizadas usadas apenas com comunicação prévia à empresa.


Para muitos o símbolo de caveira é relacionado ao fim. Quando morremos, nosso Corpo perde a carne e nos resta apenas a caveira. No entanto, ela representa igualdade, mudança, renovação e, por vezes, eternidade.

O Tridente é o Símbolo do Poder e assim é com Exu.

“O tridente é uma simbologia magística do ternário em conjunção com a mãe Terra, isto é, representa as três pontas voltadas para cima, buscando alcançar o limiar das alturas e com isso, a evolução espiritual que se faz necessária a todos os seres, quer sejam encarnados, quanto desencarnados, e sendo que a sua base vai a terra, é indicativo que essas entidades (Exus e Pombas Giras) estão atreladas à vida mundana da terra e com ela buscam a sabedoria e o equilíbrio necessário para que assim possam crescer materialmente. O tridente em si mesmo, possui os quatro elementos primordiais: o Ar, Água e Fogo devido as suas três pontas voltadas para cima, e ao elemento Terra (que é associado simbolicamente pelo numero 4) devido a haste central que tem como base a terra, formando em si mesmo uma ferramenta magisticamente perfeita.” Isso prova mais uma vez que Exu é o Rei da Encruzilhada, da encruzilhada dos elementos o senhor que domina todos elementos.

Tipografia

A Tipografia do logotipo foi pensada especialmente para a marca, portanto, não existe uma família tipográfica completa. É uma fonte simples, clean, sem serifa, preservando características de manuscrito. Existe detalhes específicos de desenho na tipografia que devem ser sempre preservados. Não existe uma fonte específica para complementar a fonte do logotipo, ficando a critério do designer responsável escolher. A sugestão é apenas manter o estilo clean e optar pela família “sans serif”. Fontes com estilo “brush” ou outro detalhe que siga o conceito do logotipo são bem vindas.